domingo, 27 de junho de 2010

INAUGURADA A PRIMEIRA SALA VERDE DE PETRÓPOLIS


“Fazer o que é certo nem sempre é fácil, mas sempre é certo“. A frase, estampada em letras garrafais no pátio da Escola Municipal Bataillard, na Mosela, serviu como inspiração para o professor de biologia e ciência, Carlos Alexandre Ribeiro Dorte, coordenador do Laboratório de Educação Ambiental e Saúde, inaugurar, juntos com professores e alunos, além da presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Moreira Peixoto, a primeira sala verde de Petrópolis e da rede municipal de ensino. Esse projeto pioneiro é uma iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, que possibilita o acesso da população à informação ambiental com vasto acervo de livros e vídeos.

Nesta unidade escolar, com 673 alunos, é desenvolvido também outros projetos ambientais como “Lixo Legal”, “Circuito Tela Verde de Cinema”, “Caravana Ecológica” e o “Laboratório de Educação Ambiental e Saúde”, que mobiliza de forma espontânea, 50 alunos no modelo de turno invertido – os alunos que estudam pela manhã participam à tarde e vice-versa.

A secretaria de Educação, Sandra La Cava, elogiou o empenho do professor Carlos Alexandre e principalmente dos alunos e demais professores, destacando, que este modelo de iniciativa pode e deve ser ampliado em toda a rede municipal de ensino.

Durante a inauguração da Sala Verde, o secretário de Meio Ambiente, Luis Eduardo Peixoto, junto com o professor Carlos Alexandre, anunciou a visita dos alunos no Aterro Sanitário, em Pedro do Rio, com objetivo de mostrar aos alunos o seu funcionamento. Posteriormente, disse Peixoto, eles terão a oportunidade conhecer a Usina de Reciclagem de Lixo, que será construída no município de Três Rios, que vai beneficiar Petrópolis. A data será ainda marcada, mas os alunos, motivados por uma série de projetos ambientais desenvolvidos na escola, desejam que esse dia chegue logo. A diretora da escola, professora Sandra Luiza Ferreira Reis, destacou a importância do projeto e principalmente, a contribuição que os alunos já estão dando ao meio ambiente.

“A escola também tem uma responsabilidade social. Esse projeto tem esse objetivo junto a comunidade. O ponto alto de tudo isso, é que a escola, através do esforço do professor Carlos Alexandre, possui agora um importante acervo, em livros e vídeos, disponível para toda a população”, ressaltou a diretora.

Peixoto não poupou elogios a iniciativa da escola e admitiu o seu orgulho em ser parceiro neste e em outros projetos ambientais: “Este projeto já está fazendo uma grande diferença e nós, do meio ambiente, vamos estar juntos para a realização de muitos outros”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário